Sobre

logo-abrfid-historico

RFID, Internet das Coisas e ABRFID

 

A Associação Brasileira da Indústria de Identificação por Radiofrequência (ABRFID) representa as empresas que desenvolvem e implantam hardware, software e soluções utilizando as tecnologias de Identificação por Radiofrequência (RFID), que é a base do conceito de Internet das Coisas (IoT, do inglês, Internet of Things). A ABRFID atua nos mercados nacional e internacional.

Fundada em 2015, a ABRFID nasceu a partir da ideia de oito fabricantes de produtos, insumos e serviços de RFID, que decidiram se unir para fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Assim, a ABRFID trabalha em prol da indústria nacional, com o intuito de garantir sua competitividade dentro de padrões globais.

Os membros da ABRFID são empresas de atuação acreditada no mercado e com casos de sucesso no segmento.

VISÃO

Unir, fortalecer e expandir o setor brasileiro de RFID, interagindo de forma sustentável com outros setores da cadeia produtiva.

MISSÃO

Liderar, integrar e representar o setor de RFID, valorizando a comunicação e promovendo o desenvolvimento das associadas e demais partes interessadas.Visão

VALORES

  • Competitividade
  • Integridade
  • Honestidade
  • Respeito
  • Ética

 

A RFID e a Internet das Coisas 

O conceito de Internet das Coisas surgiu como fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1999, por meio do uso da Identificação por Radiofrequência (RFID) para criar um sistema global de registro de bens usando um sistema de numeração único chamado Electronic Product Code (EPC).

O termo Internet das Coisas foi criado por Kevin Ashton, pesquisador britânico que no projeto do MIT e que imaginou um sistema de sensores de RFID conectando o mundo físico à Internet.